10 Filmes sobre Incesto

TÁ, EU SEI QUE É PECADO, E NEM SOU A FAVOR ¬¬


O incesto é um dos últimos tabus a serem quebrados no cinema.
É tímida a produção de roteiros que abordam o tema e, quando o fazem, geralmente é com sutileza.
Selecionei 10 filmes que abordam o tema.
Mas atenção, esta lista está recheada de SPOILERS, pois no cinema, o incesto é geralmente um pecado escondido a ser revelado.


1. Um Sopro no Coração (obra-prima de Louis Malle de 1971. um garoto de 15 anos, de uma família burguesa de Dijon, está na fase dá revolta e da descoberta do sexo. não se dá bem com o pai, nem os irmãos, mas adora a mãe. ele contrai escarlatina, que lhe desenvolve um problema no coração e em companhia da mãe, vai se tratar numa estância climática. lá a amizade entre eles cresce, até culminar com a iniciação sexual do garoto pela mãe, muito natural e amorosa. o filme foi vetado pela censura no Brasil por muitos anos e, quando foi liberado, teve a cena de sexo cortada)


2. La Luna (grande filme de Bernardo Bertolucci de 1979. Jill Clayburgh é uma cantora de ópera americana, que viaja com o filho adolescente numa longa turnê na Itália. ela descobre que o filho está se viciando em heroína e, no afã de salvá-lo, aproxima-se, detonando as tensões entre eles, o que acaba levando ao incesto, que de certa forma os liberta. lindo e tenso)


3. Tentação Proibida - Cosi Come Sei (Marcello Mastroianni é um arquiteto romano infeliz no casamento, que conhece uma jovem fiorentina - Nastassja Kinski - por quem fica atraído. porém ele descobre que ela pode ser sua filha e decide se manter afastado dela, que por seu lado procura romance com um homem que tenha a figura paterna. difícil é resistir a tentação. se ele era ou não pai não importa, o que vale é a intenção)


4. A Marca da Pantera - Cat People (dois irmãos, Malcolm McDowell e Nastassja Kinski, descobrem ser descendentes de uma linhagem de homens-felinos, que só podem amar e se reproduzir entre si... ah! eles não são humanos. então pode! o filme é uma porcaria, mas a canção de David Bowie e a fotografia são ótimos)


5. A Mão do Desejo - Spanking the Monkey (dirigido por David O.Russel de 3 Reis, é no mínimo polêmico. a começar pelo título, que numa tradução para o português seria algo como "descabelando o palhaço". um estudante de medicina tem que voltar para casa para cuidar da mãe, que quebrou a perna e passa por uma depressão. entre a rejeição da vizinha e o cachorro que não o deixa se masturbar, a tensão sexual entre mãe e filho cresce até eventualmente levá-los ao sexo. depois disso ele decide se matar. foi premiado em Sundance e pelo Independent Spirit)


6. Do Começo ao Fim (uma grande decepção. o filme aguardado com ansiedade pelo seu tema polêmico e produção bem cuidada, foi recebido com paus e pedras por crítica e público. trata da relação incestuosa e gay entre dois irmãos, desde a infância até a idade adulta e a relação com os pais, mas tudo isso sem conflito, sem preconceito, sem oposições. um desperdício)


7. Marcas do Passado - Little Boy Blue (Ryan Philippe é um jovem que tenta proteger a família da violência do pai, um veterano do Vietnan, que agride seus filhos e sua esposa - Nastassja Kinski de novo. no passado, o pai o obrigava, sob a mira de um revólver a fazer sexo com a própria mãe. filme pesado e triste)


8. Festa de Família (uma família se encontra para o aniversário do patriarca. com a bebida, as mágoas vêm a tona e as revelações de um dos filhos de que ele e a irmã eram constantemente estuprados pelo pai na infância, que levou a garota ao suicídio. obra-prima do movimento dogma 95)


9. Os Sonhadores (na conturbada Paris de 1968, um jovem americano - Michael Pitt - conhece um casal de irmãos gêmeos franceses - os hoje famosos Eva Green e Louis Garrel - e se tornam amigos, dividem experiências e um triângulo amoroso. ótimo filme de Bernardo Bertolucci, baseado em suas próprias memórias)


10. Pecados Inocentes - Savage Grace (uma bela mulher - Julianne Moore - que casou-se com um rico empresário e herdou sua fortuna. seu filho, visto como um fracassado pelo pai, amadurece e torna-se a principal companhia da solitária mãe, numa relação de amor e ódio que prenuncia uma tragédia real ocorrida em 1972. bom filme de Tom Kalin)

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário

 

Friends